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Gerência de Marketing como Serviço

Gerência de Marketing como Serviço

O QUE É?

  

Seguindo a tendência de modelos de negócio por assinatura, como streaming de TV ou ferramentas digitais, por exemplo, desenvolvemos um serviço que chamamos de Gerência de Marketing como Serviço, GaaS (Gerencia as a Service).

  

Trata-se de um serviço de gestão integrada de marketing, destinado às áreas de marketing, produtos, vendas e atendimento ao cliente, sempre com forte interação direta com as áreas financeira, operacional e de recursos humanos, abrangendo processos e pessoas.

  

Observamos no mercado que muitas empresas, de diversos setores e portes, estão em um momento empresarial interessante. São empresas que já atingiram um porte tal que não é possível a(o)s sócia(o)s ou proprietária(o)s fazer(em) a gestão estratégica de marketing, vendas, produtos ou atendimento ao cliente da empresa sozinha(o)s e precisam contar com o apoio de profissionais experientes para ajudá-la(o)s.

  

Se por um lado, essas empresas já atingiram um porte que demande a ajuda de profissionais experientes, por outro, ainda não possuem orçamento ou volume de trabalho suficiente que permita a contratação em tempo integral de um executivo sênior.

  

Seja por limitações de recursos ou de volume de demanda, essas empresas não podem dispor de profissionais experientes, os chamados “seniores”, para auxiliar na gestão da mesma.

  

Para apoiar a gestão de empresas com este perfil, desenvolvemos esse modelo de negócio de serviços de consultoria e assessoria em gestão empresarial, que permita à empresa contratar, conforme sua capacidade de investimento ou de acordo com a demanda de trabalho, um gerente experiente para apoiar na gestão.

  

A empresa contrata “jornadas” de consultoria especializada, que vão de 4 a 40 horas semanais. Durante esse período semanal, um profissional sênior atuará na prestação de serviço na empresa, de forma presencial ou remota.

  

Conforme a demanda de trabalho ou capacidade de investimento, a empresa define quantas jornadas de trabalho semanais serão contratadas. A partir daí, o serviço começa a ser executado. Simples assim!

  

Dessa forma, as empresas podem contar com uma gestão de marketing experiente e de alto nível, coerente com sua demanda de trabalho e que encaixe no seu orçamento.

✔ Resultados esperados

 
  • Maior produtividade: melhor utilização dos recursos da empresa, fornecedores de serviços – contabilidade, assistência jurídica, agencia de marketing, canais de comunicação, assessoria de imprensa – equipes de vendas, pesquisa e desenvolvimento, marketing e atendimento ao cliente, canais de distribuição, carteira de clientes, verbas de propaganda, diferenciais competitivos da empresa;
 
  • Crescimento sustentável: gestão com foco tanto no aumento da receita quanto no aumento da lucratividade, buscando sempre o Leverage (relação entre crescimento % de lucro / crescimento % de receita) maior que 1.
 
  • Transferência de conhecimento: tanto o planejamento, a visão e os processos de execução são naturalmente transferidos para os proprietários, diretores, gerentes e colaboradores que acompanham e participam da execução dos projetos;
 
  • Retenção de talentos: o processo de gestão de pessoas se baseia na capacitação, desenvolvimento, meritocracia e valorização contínuos dos colaboradores;
 
  • Visão de longo prazo: toda a gestão é orientada para uma visão de crescimento de longo prazo, com ações de curto prazo coerentes e priorizadas de acordo com o momento da empresa e do mercado. 

 

✔ Portifólio de serviços

 

Como explicado anteriormente, a Gerencia como Serviço (GaaS) é um modelo de serviço de escopo aberto realizado em período fechado. As atividades desenvolvidas pelo profissional destacado dependem da necessidade do cliente.

  

Veja algumas atividades que podem ser realizadas:

 

 
  • Mapeamentos de processos gerenciais e operacionais: para otimizar recursos e aumentar produtividade e eficácia de processos;
 
  • Planejamento e gestão de marketing de produto: desenvolvendo estratégias e ações para maximizar os resultados dos produtos durante cada fase de seu ciclo de vida;
 
  • Análise de saúde de portfólio: para avaliar o potencial de crescimento da empresa e orientar investimentos no desenvolvimento de novos produtos;
 
  • Elaboração de planejamento estratégico de marketing: incluindo análise estratégica, definição de direcionadores estratégicos, desenvolvimento de plano de ação, métricas, rotina de execução e follow up;
 
  • Gestão de fornecedores de marketing: como agências de propaganda e assessorias de imprensa, para garantir que os investimentos da empresa sejam bem aplicados;
 
  • Preparação de relatórios de gestão financeira:  receitas, custos, fluxo de caixa – em parceria com escritório de contabilidade ou área financeira interna;
 
  • Desenvolvimento de times e líderes: no modelo individualizado (esquema 1:1), com foco em desenvolvimento pessoal e profissional para alta performance;
 
  • Preparação de painéis de controle de indicadores (Dashboard);
 
  • Elaboração e gestão de campanhas e promoções de vendas;
 

  

Estes são alguns exemplos, mais comuns, de serviços e atividades executadas dentro do serviço de Gestão de Marketing como Serviço, mas outras atividades relacionadas às áreas de atuação do serviço podem ser realizadas. 

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    Gerência de Marketing

    Resultado da parceria de profissionais com vasta experiência no mercado, a Gerência de Marketing alia conhecimento teórico e prático nas mais diversas atividades e processos de gestão estratégica empresarial.

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