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Comunicação Acessível

Comunicação Acessível

Comunicação ineficaz no ambiente corporativo tem sido uma das principais causas de estresse entre colaboradores, parceiros e fornecedores. 

 

Esse tipo de comunicação cheia de falhas, prejudica o clima organizacional, a produtividade, os negócios e o processo de inovação.

 

Saber identificar a raiz desses problemas dentro da sua empresa é essencial para traçar um plano eficaz para eliminá-las.

✔ A comunicação eficaz está baseada em quatro pilares:

 

1- Empatia: conhecer as pessoas com quem trabalhamos sem preconceitos e julgamentos, conhecer seu histórico, tentar ao máximo se colocar no lugar delas e enxergar as coisas do ponto de vista delas.

  

2- Integração e valorização de pessoas diversas: proporcionar o máximo de acolhimento, disseminar a mensagem de jeitos específicos respeitando a história e habilidades de cada pessoa, valorizar as diferenças.

  

3- Clareza nos pedidos: fazer pedidos com clareza e ser transparente no retorno que se deseja receber da outra pessoa seguindo as bases da comunicação não violenta.

  

4- Simplicidade na forma de se comunicar: usar vocabulário simples e conhecido, organizar bem as palavras, cuidar do design da informação, usar alternativas visuais, entre outros recursos.

  

Mas é imprescindível que esses pilares estejam conectados e o ponto de conexão entre eles é o que chamamos de “Comunicação Acessível“. Comunicar-se de maneira acessível significa “tornar algo comum, que possa ser facilmente compreendido e que permita aproximação e conexão entre as pessoas”.

 

Quando temos a consciência da forma como nos comunicamos e das necessidades de cada ser humano, conseguimos extrair o melhor das pessoas, garantir lugar de fala e escuta, melhorar as relações e ainda despertar o propósito que buscamos no trabalho.

 

Quando temos a consciência da forma como nos comunicamos e das necessidades de cada ser humano, conseguimos extrair o melhor das pessoas, garantir lugar de fala e escuta, melhorar as relações e ainda despertar o propósito que buscamos no trabalho.


✔ Profissionais que se comunicam de maneira acessível são aqueles e aquelas que:

 

– Buscam a maior diversidade possível de pessoas em seus times e estimulam constantemente a troca de ideias e de experiências.

  

– Não se acomodam até que suas equipes tenham compreendido os detalhes do plano estratégico da empresa e o papel de cada um na busca dos objetivos traçados.

  

– Engajam seus times com mais facilidade.

  

– São mais criativos e criativas e não têm medo de arriscar.

  

Desenvolver a cultura de comunicação acessível em uma organização exige processo e para auxiliar nisso usamos a metodologia CRIAR, estruturada pela especialista no tema Suzeli Damaceno.

  

Esse método é composto de cinco passos e é uma mistura de técnicas como jornalismo, storytelling, inovação colaborativa, comunicação não violenta, acessibilidade digital, mindfulness, linguagem simples, neutra e acessível.

  

CRIAR é o acrônico de cinco etapas que ajudam profissionais durante sua jornada de aculturamento:

CRIAR - Comunicação Acessível

C = Conscientização sobre a maneira como nos comunicamos com as pessoas e o impacto que causamos nelas e nos negócios.

 

R = Reeducação do jeito de se comunicar por meio da adoção de novos recursos e ferramentas práticas para uso diário no trabalho.

 

I = Integração do time buscando valorizar e potencializar a riqueza da diversidade.

 

A = Avaliação sobre o novo modelo de trabalho, erros, acertos e próximos passos do grupo.

 

R = Ressignificação do trabalho individual a partir da observação do bem que se causa à outra pessoa e da melhora nas relações.

 

Por meio dessa metodologia, profissionais de todos os níveis hierárquicos tomam consciência sobre como têm se comunicado com as pessoas e entendem o que está por trás de suas reações.

 

O método CRIAR também convida as pessoas a olharem de uma forma mais profunda e humana o seu trabalho e as tarefas que executam.

 

Entre os principais benefícios esperados a partir da adoção dessa nova forma de comunicação estão:

 

  • Ganho de tempo
  • Menos retrabalho
  • Maior produtividade
  • Maior eficiência na gestão de projetos
  • Menos estresse
  • Paz interior
  • Maior tolerância
  • Maior aproximação com pessoas diversas
  • Aumento da criatividade
  • Trabalho com propósito

✔ Treinamento para liderança

 

Recomendamos iniciar esse processo pela liderança, pois esta tem forte influência sobre os causadores de ruídos na comunicação e é quem garante a sustentação de nova cultura de comunicação que está sendo criada. E dentro desse grupo, destacamos líderes de projetos como ponto-chave de transformação.

  

O treinamento é construído em módulos que compõem a metodologia CRIAR e utiliza exemplos reais do dia a dia das equipes. 

 

Identificação de ruídos e plano de ação

 

Depois de ter consciência sobre como as equipes se comunicam entre si, entre pares e entre profissionais de empresas parceiras, e o impacto que causam nas pessoas, é hora de criar um processo de identificação contínua de ruídos na comunicação. Eles podem ser originados dentro ou fora da organização, serem simples ou complexos. A partir desse mapeamento, traça-se um planejamento colaborativo de combate a essas falhas comunicacionais.

 

✔ Comunicação corporativa acessível

 

Quando se fala em estabelecer uma nova cultura, ela deve ser considerada de forma global em uma companhia. Assim, é preciso que se elimine os outros ruídos na comunicação interna e na externa. Deve ser feita uma revisão e adequação de materiais e ações de marketing para a linguagem inclusiva, neutra e acessível. A escolha de canais adequados ao público diverso também deve ser priorizada.

 

Para esse processo ser mais eficaz e perene, recomendamos a elaboração de um manual interno de comunicação acessível que possa ser atualizado constantemente e compartilhado com toda equipe. Assim, o conhecimento fica na empresa independentemente da rotatividade de profissionais.

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