7 características que só um empreendedor bem-sucedido possui

Ao falar em empreendedorismo, boa parte das pessoas entende como um processo de começar um novo negócio. Mas, será que é só isso? E, mais ainda, o que faz um empreendedor bem-sucedido?

 

Este artigo pretende ir um pouco adiante desses conceitos, pois, para mim, o melhor deles é o utilizado pela Harvard Business School Online Entrepreneurship Essentials, que diz: “empreendimento é a busca de oportunidades, para além dos recursos controlados”. 

 

Em outras palavras, “uma oportunidade é um empreendimento proposto para vender um produto ou serviço pelo qual os clientes estão dispostos a pagar mais do que os investimentos e custos operacionais necessários”.

 

Empreendedores são aqueles indivíduos que estão “antenados”, mas, essas antenas buscam ou captam sinais um pouco diferentes da maioria. Eles “recebem sinais” de como agregar valor e melhorar a experiência de seus clientes com os produtos que estão elaborando ou ainda nem foram lançados.

 

Não existe uma fórmula ou receita definitiva de como é a personalidade de um empreendedor bem-sucedido, porém, é possível perceber um certo padrão nas características que destacam um líder e seu empreendimento.

 

 

Aprender e desenvolver continuamente o empreendedorismo

Listar essas características que fazem um empreendedor bem-sucedido é um grande desafio, para não dizer um enorme risco, seja para um consultor, coach, mentor ou outro profissional que trabalhe diretamente com eles. 

 

É preciso levar em conta muitos fatores. Um empreendedor estadunidense está inserido em um ambiente de negócios totalmente diferente de um europeu e, muito mais ainda, dos empreendedores sul-americanos.

 

Contudo, para além das necessidades que todo negócio exige, como finanças organizadas, visão estratégica, esforço e foco comercial etc., podemos listar certas características pessoais que são comuns aos mais destacados empreendedores e que, felizmente, podem ser desenvolvidas.

 

E isso é, realmente, motivo de comemoração. Enquanto alguns possuem características inatas e, muitas vezes, nem se dão conta disso, tamanha a naturalidade com que agem; outros, no entanto, precisam estudar, buscar o autoconhecimento para desenvolvê-las.

 

Para esses empreendedores terem maior assertividade, uma alternativa é participar de um programa de mentoria, aproveitando para aprender e praticar ao mesmo tempo, sempre com temas e dúvidas relacionados ao seu negócio. 

 

Desta forma, ganha-se tempo e evita-se desperdícios de recursos e energias. Alguns podem alegar que a mentoria nem sempre encurta o caminho, mas, certamente, retira muitos obstáculos do trajeto.

 

 

As 7 características do Empreendedor

Como citamos anteriormente, algumas características do empreendedor de sucesso podem ser desenvolvidas. Assim, vamos a elas:

 

1 – Capacidade de decisão

Em um empreendimento (e na vida!), decidir é escolher a melhor alternativa para alavancar os resultados ou performance da empresa/produto. 

 

Desta forma, os empreendedores são os responsáveis pelo andamento de suas empresas e isso inclui todos os aspectos, como estratégia, destinação de recursos, contratações, até financiamentos ou a chegada de investidores.

 

A decisão pode ser baseada em crenças, valores ou dados. Costumo dizer que não existe a certa ou a errada, vai depender do conhecimento que o empreendedor possui do seu negócio ou mercado, e das circunstâncias envolvidas.

 

E, sempre, independente da escolha, haverá um aprendizado e crescimento pessoal.

 

2 – Tolerância a riscos

É quase uma redundância falar em risco e empreendimento. Ambos andam lado a lado e, os poderes de avaliação e de decisão serão colocados à prova cada vez que um risco for detectado e o empreendedor precisará aprender a enfrentar e resolvê-lo sob pressão.

 

Muitos empreendedores de sucesso relataram um certo gosto pelo risco e, mais ainda pelas recompensas que proporcionam quando bem administrados. A tolerância ao risco demonstra, ainda, disposição em reduzir ou eliminá-los.

 

O empreendedor que administrar a tênue relação entre risco e recompensa, certamente terá mais chances de ser bem-sucedido.

 

3 – Adaptabilidade

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, essa frase atribuída a Charles Darwin que, no entanto, foi proferida em 1963, pelo professor da Louisiana State University, Lecon C. Megginson; encaixa-se perfeitamente na jornada do empreendedor.

 

O ambiente de negócios, o famoso mercado, muda constantemente e muitas variáveis que ele apresenta, não são previsíveis, basta ver o momento que estamos vivendo, em nível mundial, na luta contra a Covid-19.

 

Isso obriga o empresário a utilizar os dois itens anteriores e encontrar meios para adaptar-se ao momento e, se possível, avançando enquanto mudanças inesperadas ocorrem.

 

4 – Empatia

Todos falam do “mercado”, mas, todos compram, vendem, negociam e interagem com pessoas.

 

A impessoalidade do mercado deixa de existir no dia em que o empreendedor começa a esboçar sua ideia de empresa. A partir daí, todos os movimentos e ações seguintes serão com pessoas e, para que isso seja efetivo, a comunicação precisa ser clara e objetiva.

 

É aqui que a empatia faz toda a diferença. Compreender o que se passa com as outras pessoas é fundamental para a comunicação fluir, pois permite que o diálogo se desenvolva – uma pessoa fala e a outra ouve atentamente e vice-versa.

 

Um empreendedor que aplica a empatia em seu negócio, cria um ambiente motivador e dinâmico, que será percebido nos resultados da empresa.

 

5 – Trabalhar em equipe

Um empreendedor precisa ter autoconhecimento para entender seus pontos fortes e fracos e, tentar construir equipes que complementem e fortaleçam onde ele apresenta deficiências.

 

Devemos nos lembrar que “ninguém sabe tudo de tudo”. Por isso, delegar funções para os profissionais mais capacitados é a forma de alcançar novos patamares. E isso exige desapego do empreendedor, no sentido de dividir ideias para somar soluções.

 

Desta forma, ele conquistará uma verdadeira equipe empreendedora, que vai contribuir para alcançar os resultados e tornar o empreendedor bem-sucedido.

 

6 – Mente aberta e apaixonada

A paixão pode mover uma ideia e torna-la realidade. Mas, sozinha ela não conseguirá obter êxito, é preciso que a paixão encontre uma mente aberta para novos aprendizados, para novas oportunidades e, até, para o fracasso.

 

Com uma mente aberta e apaixonada, a persistência ocorre naturalmente. Os exemplos disso nós encontramos em todos os empreendedores bem-sucedidos, de Henry Ford a Elon Musk, passando por Forrest Mars (o criador do M&M) e Steve Jobs.

 

Todos esses empreendedores testaram suas boas ideias, falharam muitas vezes e, por manterem suas mentes abertas e apaixonadas, além das características citadas anteriores, encararam esses erros como oportunidades até encontrar a fórmula certa.

 

7 – Inovação empreendedora

Todas as características anteriores nos levam a uma que é essencial para os dias atuais (aliás, sempre foi primordial), que é a inovação.

 

Engana-se quem imagina que a inovação está totalmente ligada ao empreendedorismo. Não, nem sempre.

 

Inovar é, praticamente, buscar oportunidades nos problemas ou nas famosas “dores dos clientes”.  São elas, as dores, que aguçarão a mente aberta e apaixonada do empreendedor e este, vai chamar sua equipe para buscar as soluções.

 

Aqui, a empatia é uma característica que vai auxiliar o desenvolvimento das ideias e a busca dos caminhos.

 

A inovação pode (e deve) ser cultivada pelo empreendedor como um tipo de mentalidade estratégica. Desta forma, a inovação deixa de ser o futuro da empresa, para converter-se em valor do presente, criando motivação e engajamento de toda a equipe, o que, certamente, aumentará a produtividade e os resultados.

 

Neste ponto, encerramos a análise das sete características de um empreendedor bem-sucedido, mas, elas não acabam aqui.

 

Alguns leitores podem estar se perguntando aonde está o cliente em tudo o que já foi citado, mas, fico confortável em afirmar que as sete características estão todas direcionadas ao cliente, seja ele o cliente externo ou interno da empresa.

 

Como foi citado no início, o ambiente empresarial é dinâmico e o empreendedor deve ser um incansável perseguidor do aprimoramento continuado, da empresa, de sua equipe e de si mesmo.

 

É importante lembrar sempre que o empreendimento é uma ação de longo prazo. Assim, ter uma boa ideia ou iniciar um empreendimento é apenas o primeiro passo, são os próximos que garantirão um crescimento duradouro e sustentável.

Autor: Élcio Damaceno
Publicado: 19/10/2021

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