O “Não Digital” da Estratégia de Marketing Digital
Dois fatores “não digitais” compõem a base de uma Estratégia de Marketing Digital vencedora: Proposta de Valor e Segmentação de Mercado.
Hoje, através de várias ferramentas digitais (CRM, Automação, etc.), da capilaridade das mídias sociais e do poder quase sobrenatural dos algoritmos de busca, a mensagem de uma marca pode chegar rapidamente, a um custo baixo, a milhões de clientes no mercado.
Mas, qual mensagem? Qual mercado?
É aí que o bicho pega. Muitas empresas, por várias razões, partem para a estratégia de marketing digital sem responder duas perguntas básicas, porém cruciais.
A primeira delas é: quais são os clientes, ou segmentos, que eu atendo ou me proponho a atender?
Esta pergunta, cuja resposta toda empresa tende a responder de forma simples, requer, no entanto, análise profunda e detalhada.
É fundamental entender o COMPORTAMENTO dos consumidores, os MOTIVADORES destas pessoas, seus PROBLEMAS e suas NECESSIDADES.
Mas não basta responder. É necessário respondê-la olhando de fora para dentro da empresa, e não sob uma perspectiva míope, achando que o que vale para a empresa é o que vale para seus clientes.
Parece óbvio? Sim, é obvio! E talvez seja essa obviedade que impeça as empresas e seus líderes de fazer este exercício antes de investir em ações para uma estratégia marketing digital.
A outra pergunta a que me refiro é: qual é a PROPOSTA DE VALOR para o cliente? Isso mesmo! Para aquele cliente que acabamos de falar agora há pouco…
Não! Não estamos falando de produtos ou serviços. Não estamos falando de confiabilidade ou qualidade. Isso é obrigação da empresa enquanto fornecedor.
Proposta de valor é aquilo que realmente TOCA O CORAÇÃO do cliente e o faz pensar, primeiro, que precisa de algo que você tem e, segundo, que SÓ VOCÊ tem.
Toda empresa, por mais básico que sejam seus produtos ou serviços, precisa ser RELEVANTE para seu cliente a ponto de ele entender que precisa dela e só dela. Caso contrário, a guerra de preços se torna inevitável…
Conhecer, de fato, os clientes que compõem cada segmento de mercado que a empresa se propõe a atender e entender qual é a proposta de valor que a tornará relevante e única para seu cliente são dois pilares de sustentação de qualquer plano de comunicação, principalmente digital.
Os algorítmos de hoje, poderosos no cruzamento de dados de navegações e pesquisas, oferecem ótimas pistas e indicadores sobre preferências de mercado. Mesmo tendo esta facilidade nos canais digitais, nada substitui o entendimento, a interpretação, a análise HUMANA.
Que uma estratégia de Marketing Digital bem feita é poderosa disso ninguém duvida. E muito do seu poder está na enorme capacidade de amplificar aquilo que ele recebe.
Se o que chega para ser trabalhado é bom, algo bom será amplificado.
Mas, se o que chega não for tão nobre assim…boa coisa não deve sair, concordam?
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