Planejamento Estratégico e as Metodologias Ágeis

Em mundo às portas do Metaverso as empresas necessitam cada vez mais de planejamento estratégico e metodologias ágeis para ultrapassar as adversidades e alcançar seus objetivos.

 

Contudo, o que podemos observar é que uma parte de empreendedores e gestores ainda ficam confusos com os conceitos e, mais ainda, na hora de aplicá-los.

 

O planejamento estratégico leva as empresas a um novo nível e, ao se unir com metodologias ágeis, consegue-se uma nova forma de funcionamento para empresas.

 

 

Entendendo os conceitos

 

É importante antes de seguirmos que todos entendam exatamente do que está sendo falado. Essa é a importância de compreendermos os conceitos, ou seja a concepção ou definição de cada um dos termos que estamos falando.

 

O conceito determina o que é e o significado de um objeto ou de uma ideia, expressando suas qualidades. É justamente por essa razão que cada pessoa pode ter o seu conceito formulado e, invariavelmente, ele será diferente dos demais.

 

 

Planejamento Estratégico

 

Alguns consultores costumam definir planejamento estratégico assim: “Formas como determinamos como vamos vencer no período seguinte.”

 

Sem dúvida, essa frase acima busca simplificar ao máximo o conceito. Tanto é verdade que gera mais perguntas que respostas. O empreendedor ao ler essa frase poderá se perguntar: Mas como eu faço isso?

 

Eu procuro conceituar de uma forma mais abrangente e autoexplicativa: “Planejamento estratégico é um processo usado pelas empresas, independentemente de seu porte econômico, para identificar seus objetivos, definir as estratégias necessárias para atingir esses objetivos e escolher o melhor sistema de gestão de desempenho para monitorar e avaliar o progresso e corrigir rotas quando necessário”.

 

E grande parte das empresas utilizam o sistema SWOT, que é a abreviação das palavras inglesas: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

 

Esse método possibilita identificar os fatores que dificultam e os que impulsionam o desempenho da empresa, tanto no ambiente externo como os que estão em seu entorno, fornecendo importantes informações que auxiliam no desenvolvimento de estratégias.

 

 

Metodologias Ágeis

 

Quatro ações que estão no top list das tendências corporativas: planejamento, gestão, inovação e as metodologias ágeis.

 

Mas, que metodologias são essas? É um conjunto de práticas, técnicas e processos para gerir um projeto de forma ágil, eficiente e flexível.

 

Tudo começou nas empresas de desenvolvimento de softwares e, com a chegada das startups e da nova mentalidade de gestão, logo saíram das mãos dos profissionais de tecnologia e ganharam o mercado corporativo.

 

As metodologias ágeis vão ao encontro do que eu falo em minhas consultorias: “Se for complicada a solução, está errada!”.

 

Em outras palavras, a metodologia ágil é aplicada para tornar os processos, a busca de soluções ou de estratégias, mais rápidos, descomplicados, mais interativos e, principalmente, ser entendido por todos.

 

Entre os principais tipos de metodologias ágeis podemos citar:

– Feature driven development (FDD);

– Extreme programming (XP);

– Scrum;

– Kanban;

– Lean.

 

No livro Scrum – a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, de Jeff Sutherland, um dos criadores desse método, ele explica que esse método ágil é bem sucedido em empresas pelo mundo por que é baseado em “como as pessoas trabalham e não como dizem que trabalham”.

 

 

Os 3 benefícios das metodologias ágeis

 

Como o próprio nome indica, o primeiro benefício é o aumento da agilidade, promovendo a redução de tempo nos processos e decisões, efetivação das demandas da empresa e de clientes, entre outros.

 

E isso faz com que os processos sejam simplificados e subdivididos para que os objetivos possam ser alcançados. Esse segundo benefício cria um fluxo racional das etapas, desburocratizando e simplificando as tarefas.

 

O terceiro benefício é o resultado dos dois primeiros: o aumento de produtividade. Isso é possível porque cada colaborador sabe exatamente qual é a sua função e a sua importância para completar as fases necessárias para atingir os objetivos.

 

Isso faz com que cada fase tenha um prazo predeterminado e exige de cada membro da equipe motivação e comprometimento para que, juntos, todos finalizem o projeto proposto.

 

 

Unindo os dois conceitos

 

Entendidos os conceitos e conhecendo os benefícios, a tarefa de uni-los é simplificada? Calma, nem sempre!

 

Elaborar o planejamento estratégico utilizando as metodologias ágeis exige uma mudança de paradigma. Ele será elaborado com a finalidade de encantar o cliente (um dos princípios básicos das metodologias ágeis) e terá um tempo de duração, com fases bem delineadas a serem cumpridas.

 

Bem diferente do planejamento estratégico tradicional, que determinava rotas e objetivos fixos a serem alcançados por todos.

 

O planejamento estratégico ágil utiliza processos mais simplificados e baseia-se em métricas e dados para manter ou alterar projetos, agindo com rapidez e eficiência para superar obstáculos e prontamente atender às necessidades dos clientes.

 

Desta forma, deixa-se de lado certas normas de controle metodológico e opta-se pela utilização de regras flexíveis, que permitam adaptar e agir rapidamente, caso ocorra uma situação não prevista.

 

É sempre bom lembrar que para conseguir agilidade é imperativo que haja descentralização de poderes. Isso exige de empreendedores e gestores uma nova postura frente às equipes.

 

Assim, quando cada equipe foca em seu conjunto de projetos e estes estão alinhados com o propósito principal da empresa, os objetivos são alcançados. Caso ocorra eventos inesperados, haverá flexibilidade para reavaliar e determinar novas prioridades, que colocam novamente todos os envolvidos no trajeto esperado.

 

O planejamento estratégico utilizando metodologias ágeis, desde a formulação até o monitoramento, permite que as organizações obtenham a estratégia acertada para enfrentar seus diferentes desafios, estimulando a inovação e aumentando sua capacidade .

 

E a sua empresa, está preparada para começar a usar as Metodologias Ágeis no Planejamento Estratégico?

 

 

Autor: Élcio Damaceno
Publicado: 26/01/2022

Gerência de Marketing

Resultado da parceria de profissionais com vasta experiência no mercado, a Gerência de Marketing alia conhecimento teórico e prático nas mais diversas atividades e processos de gestão estratégica empresarial.

Contato:
contato@gerenciademarketing.com.br
Rua Oriente, 55 • Chácara da Barra
Campinas • SP
(19) 9 9376-0808
(19) 3233-8402
×