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Marketing Digital

Marketing Digital

Devido a era tecnológica em que vivemos, a internet se consolidou como o principal meio de compartilhamento e propagação de informações, ideias e conteúdo. Com isso, a presença digital é uma necessidade, sendo fundamental para a construção e manutenção do sucesso de qualquer marca ou empresa.


O cuidado no planejamento do Marketing Digital, a qualidade de execução e o monitoramento dos resultados, são um dos principais alicerces de sucesso das iniciativas online. É estar presente no mundo virtual de maneira eficaz e com conteúdos adequados nos diversos canais digitais disponíveis. 

✔ Desenvolvimento de sites e e-commerce

 

Uma das etapas fundamentais de toda Estratégia de Marketing Digital é o desenvolvimento de um site. O tipo de site ideal para cada empresa depende dos objetivos e da demanda do seu negócio. Os 7 principais tipos de site são:

 

1-          Site Institucional: sua principal função é criar uma identidade digital, promovendo a marca, expondo os produtos e serviços e apresentando as soluções disponibilizadas pela empresa. Seu design deve ser funcional e proporcionar uma experiência positiva nos usuários que o acessam;

 

2-          E-commerce: site de comércio eletrônico, também conhecido como loja virtual. Nele é possível englobar, de maneira rápida e dinâmica, todas as etapas do processo de compra e venda online. De acordo com sua funcionalidade, pode ser subdividido em: e-commerce com
carrinho de compra; e-commerce de assinatura; e e-commerce de cotação;

 

3-          Site One Page: site de apenas uma página, com interface simples, rápida e de fácil utilização. Para empresas que estão iniciando sua presença no mundo digital e não estão focando no desenvolvimento de conteúdos;

 

4-          Blogs: site ideal para aumentar a captura de leads e promover produtos e serviços. Possibilita desenvolver conteúdos pertinentes, dicas e informações para o mercado-alvo e estreitar o relacionamento cativando o público-alvo;

 

5-          Site Dinâmico: site que combina diferentes seções para melhor suprir as necessidades da empresa. Pode misturar partes de cunho institucional com blog, contribuindo bastante para ações de marketing digital mais efetivas. Além de direcionar a jornada de compra da persona;

 

6-          Hotsite: site esporádico, geralmente desenvolvido para a divulgação do lançamento de um produto/serviço. Também muito usado em uma campanha de marketing pontual e promocional, com data específica de início e término;

 

7-          Landing Page: site muito similar ao hotsite. Entretanto, o foco principal é no conteúdo criado para apresentação dos serviços/produtos com a finalidade de captar leads para o funil de vendas. Muito utilizado para mensurar taxas de conversão em campanhas com links patrocinados em redes sociais e impulsionamentos em mecanismos de busca;

 

Além de escolher o tipo de site que melhor corresponda aos objetivos do negócio, é necessário escolher o tipo de linguagem de programação que será usado em sua criação.

 

Esta escolha deverá ser baseada na expertise do “gestor” do site, bem como oferecer uma experiência intuitiva, agradável e dinâmica aos usuários. Agregando maior credibilidade à sua marca.

 

Ao mesmo tempo, é primordial desenvolver um site responsivo, que se adapte aos diferentes tamanhos de tela. Seu design e conteúdo devem manter-se claros, organizados e bonitos tanto na tela de um celular, como de um computador ou tablet.

 

Dentre as inúmeras vantagens e benefícios de um site, pode-se destacar:

 

Expansão de novas oportunidades de negócios;

 

Ampliação do alcance e experiência dos consumidores;

 

Integração com as redes sociais fortalecendo a fidelização;

 

Automatização do atendimento com informações relevantes;

 

Valorização da marca e ampliação do relacionamento com o cliente;

 

Apresentação dos produtos e serviços 24h por dia, 7 dias por semana;

 

Captação de dados e monitoramento do comportamento dos usuários;

 

Divulgação de conteúdo atualizado e melhor aproveitamento do tempo;

 

Possibilita campanhas de vendas assertivas e acompanhar os resultados em tempo real;

 

✔ SEO na estratégia de marketing digital

 

SEO (Search Engine Optimization) significa em português Otimização para Mecanismos de Busca. É uma estratégia poderosa de marketing digital focada em aumentar os acessos ao site. Utiliza-se um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do site durante uma busca por palavras-chave.

 

Essas técnicas são fundamentais para que o site se destaque em meio a tantos outros. Impulsionando a sua localização de forma orgânica e conquistando uma presença digital mais sólida.

 

O Google é considerado o maior site de buscas do mundo, porém existem outros, como por exemplo: Bing, Yahoo!, AOL, Baidu etc. Eles aplicam inteligência artificial para criar algoritmos de busca que fazem o cruzamento entre a palavra-chave e o resultado apresentado ao usuário.

 

De tempos em tempos o Google faz uma varredura nos sites para atualizar o ranking de resultados. Os itens que mais impactam são: a arquitetura de informações, a otimização dos conteúdos e o link building.

 

O site apresentará mais autoridade, ou seja, maior relevância em relação a outros sites presentes nos bancos de dados dos grandes buscadores quando melhor se encaixar nos critérios de classificação de seus algoritmos.

 

Google Ads no planejamento de marketing digital

 

Antes conhecido como Google AdWords, é uma ferramenta de publicidade on-line que apresenta anúncios na forma de links patrocinados. Esses links aparecem nos resultados de busca de um usuário que utilizou palavras-chave para encontrar o que procura na internet.

 

Planejar uma estratégia de investimento no Google Ads cria oportunidades de novos negócios, uma vez que amplia consideravelmente a visibilidade do site da empresa. Mais ainda, atinge uma audiência qualificada por meio de segmentação altamente específica e lookalike (audiência com perfil semelhante aos visitantes do site).

 

Os anúncios patrocinados na Rede de Pesquisa, são posicionados em locais estratégicos, como no topo ou rodapé dos resultados de busca. Estar entre as primeiras posições chama mais a atenção dos usuários e aumenta, consideravelmente, as conversões do link patrocinado.

 

Também há a possibilidade de fazer uma campanha de Google Shopping (PLA – Product Listing Ads), YouTube Ads e Rede Display, utilizando sites e blogs afiliados à plataforma Google que podem exibir anúncios em suas páginas. Ampliando, assim, a captação de leads para a boca do funil de marketing.

 

Os anúncios podem ser exibidos em forma de links, banners interativos, gráficos e vídeos. De maneira rápida e dinâmica, assim que os parâmetros da campanha estejam estabelecidos e aprovados, o anúncio já estará no ar.

 

Anúncios específicos podem ser enviados a usuários que tiveram algum tipo de interação com a marca, é o chamado Remarketing. Essa estratégia mantém e reforça o “contato” com o público-alvo, ampliando a performance da campanha e sua conversão de vendas.

 

A verba investida pode ser ajustada de acordo com os resultados obtidos. O Google utiliza métodos distintos de cobrança, sendo a mais usual o CPC (Custo por Clique): apenas quando o anúncio for clicado é debitado o valor do lance estabelecido.

 

A mensuração dos resultados pode ser feita pela contabilização de impressões, quantidade de cliques e conversões para a página de destino. Além do preenchimento de formulário e download de app, de e-book ou outro tipo de material informativo/promocional.

 

Uma ferramenta de apoio na obtenção de dados e mensuração dos resultados da campanha patrocinada é o Google Analytics. Com ele pode-se rastrear o comportamento do público-alvo e entender mais sobre seus hábitos, como por exemplo o tempo de pesquisa até a compra.  

 

Uma Estratégia de Marketing Digital de sucesso combina ações de SEO e Google Ads de forma a obter os melhores resultados, tanto orgânico como patrocinado, nos mecanismos de busca.

 

Automação de marketing

 

Principal ferramenta tecnológica para nutrir e entender qual é a fórmula mais assertiva para impulsionar o fluxo do funil de vendas, fazendo com que o lead chegue no momento da compra efetiva dos produtos / serviços, ou seja, no momento de conversão.

  

Automatizar ações e processos de marketing reduz os trabalhos manuais e otimiza as tarefas estabelecidas, ampliando a conquista de resultados positivos. Bem como, potencializa o relacionamento com seus leads de forma personalizada, aumentando a geração de oportunidades de negócios para a sua equipe de vendas.

  

Entre os benefícios da automação de marketing, utilizando softwares específicos, está a agilidade na troca de informações, maior eficiência nos processos, redução de custos, aumento da produtividade e mensuração concreta de dados durante e após todas as atividades sistematizadas.

  

Além disso, é possível acompanhar a performance dos canais digitais, gerenciar metas, KPIs (indicadores-chave de desempenho), OKRs (objetivos-chave de desempenho), gerar insights valiosos com base em fatos e dados e otimizar a dinâmica das tomadas de decisões.

  

O Google Analytics é a ferramenta gratuita mais utilizada para monitorar o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo. Ele permite a analise de relatórios-padrão e, também, customizar dashboards de acordo com a necessidade do seu negócio.

  

Existe uma série de plataformas de e-mail marketing e ferramentas de CRM (Customer Relationship Manager) disponíveis no mercado, tanto gratuitas como pagas, capazes de transformar a jornada de compra dos seus clientes e potenciais clientes mais efetiva e lucrativa.

  

O sucesso da automação de marketing está diretamente ligado a implantação de um processo coerente e eficiente. A seguir 6 passos importantes que não devem faltar em seu planejamento:

  

1-           Faça um mapeamento completo da jornada de compra de seu cliente;

2-           Mantenha sempre o foco no cliente, entendendo suas características e necessidades;

3-           Desenvolva processos mais eficientes para obtenção de resultados mais positivos;

4-           Defina um cronograma e uma equipe de implementação;

5-           Estabeleça treinamentos e capacitações para a sua equipe;

6-           Monitore sempre e constantemente.

   

Marketing de conteúdo

 

Esta é uma estratégia de atração focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, educativo e de interesse do seu público-alvo. Importante ter em mente que este conteúdo não deve ter a intenção de promover explicitamente a marca, ele deve levar informação e conhecimento ao mercado, tornando a sua empresa uma autoridade na percepção dos clientes e potenciais clientes.

 

O principal intuito é atrair o interesse genuíno, despertar o desejo e, em alguns casos, interagir com o público-alvo ao trazer soluções para os seus problemas, obtendo reconhecimento e tornando-se a opção número um de compra. Atua diretamente no Inbound Marketing (atração espontânea de novos clientes).

 

Esta estratégia de marketing é a melhor maneira de gerar tráfego orgânico para o seu site e mídias sociais, construindo uma audiência engajada e qualificada para o fortalecimento da marca da sua empresa, promovendo o aumento nas vendas de produtos e serviços. Além de manter a sua empresa bem posicionada no mercado.

  

Há uma grande variedade de tipos e formatos de conteúdo que podem ser utilizados, a melhor escolha vai depender das características da persona e os objetivos do negócio. Segue alguns exemplos:

  

  • E-mail marketing
  • Artigos para blog
  • Ebooks
  • Newsletters
  • White papers
  • Casos de sucesso
  • Vídeos
  • Infográficos
  • Posts nas Redes Sociais
  • Podcasts
  • Lives e webinars
 

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