Serviços de mentoria não são algo novo, apesar de nos últimos anos ser mais comum ouvirmos empresas e profissionais oferecendo este tipo de prestação de serviços.
Mas o que são mentorias exatamente?
Se fizermos uma pesquisa nos principais dicionários da língua portuguesa, vamos encontrar os seguintes significados para a palavra mentoria:
– “Ofício, trabalho ou cargo do mentor, daquele que aconselha, aconselhamento.”
– “Prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente, durante um período de tempo.”
– “Sistema em que alguém mais experiente ou mais velho dá orientação e direcionamento a alguém mais jovem e inexperiente.”
Mentoria é, portanto, um processo, remunerado ou não, onde há transferência de conhecimento do mentor para o mentorado. Um mentor pode ser um pai, um professor ou qualquer pessoa mais experiente que o mentorado em uma determinada temática, assunto, área, ramo, etc.
Sempre que, em determinada situação, procuramos nos aconselhar, pedir opinião, submeter algo à avaliação de alguém mais experiente, estamos solicitando à esta pessoa que seja, naquele momento, nosso mentor naquele assunto específico.
Nos dias de hoje, com a rotina profissional e empresarial cada vez mais dinâmica, poder contar com mentores para nos ajudar em assuntos que ainda não dominamos é um privilégio.
Será que estou liderando bem minha equipe? Será que estou negociando bem com meus fornecedores? Será que devo aumentar os preços em 10% ou 15%? Agora é um bom momento para lançar um produto?
Essas e tantas outras perguntas permeiam muitos empreendedores e profissionais nas áreas de gestão empresarial, nas funções de marketing, vendas, desenvolvimento de produtos, produção, etc.
Em alguns casos, um simples café no meio do dia é suficiente para que obtenhamos aconselhamento suficiente para nos deixar confiantes em que direção e sentido tomar.
Em outras, é necessário que várias conversas sejam feitas, muitas vezes frequentes, até que possamos nos sentir mais seguros em relação a um determinado assunto e, assim, desempenharmos melhor nossa função.
Seja em um café de quinze minutos ou em sessões semanais, uma mentoria é sempre caracterizada por uma pessoa menos experiente em determinado assunto sendo aconselhada por outra, mais experiente, explicita e tacitamente, naquele tema.
Na mentoria, o(a) mentor(a) ouve a situação, analisa fatos, informações e contextos e recomenda, baseado em sua experiência e conhecimento, alternativas para que a(o) mentorada(o) possa executá-las.
Este(a), por sua vez, em se sentindo confiante nas recomendações, decide por implementar as recomendações feitas, na sua totalidade ou parcialmente.
As recomendações, sugestões, opiniões fornecidas num processo de mentoria sempre se baseiam em transferência de conhecimento e experiência. “Eu recomendo que você faça [tal coisa], pois eu já passei por uma situação parecida, agi de forma diferente e não obtive sucesso.”
Ou então, “eu fiz um cálculo utilizando um método diferente e cheguei a um resultado mais conclusivo. Recomendo que considere esse resultado, baseado no método que usei.”
A técnica utilizada na mentoria pode variar bastante. Hoje existem ferramentas, metodologias e técnicas que auxiliam na realização dos processos de mentoria.