Serviços |

Mentorias Especializadas

Mentorias Especializadas

Serviços de mentoria não são algo novo, apesar de nos últimos anos ser mais comum ouvirmos empresas e profissionais oferecendo este tipo de prestação de serviços.

  

Mas o que são mentorias exatamente?

  

Se fizermos uma pesquisa nos principais dicionários da língua portuguesa, vamos encontrar os seguintes significados para a palavra mentoria:

  

– “Ofício, trabalho ou cargo do mentor, daquele que aconselha, aconselhamento.”

  

– “Prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente, durante um período de tempo.”

  

– “Sistema em que alguém mais experiente ou mais velho dá orientação e direcionamento a alguém mais jovem e inexperiente.”

  

Mentoria é, portanto, um processo, remunerado ou não, onde há transferência de conhecimento do mentor para o mentorado. Um mentor pode ser um pai, um professor ou qualquer pessoa mais experiente que o mentorado em uma determinada temática, assunto, área, ramo, etc.

  

Sempre que, em determinada situação, procuramos nos aconselhar, pedir opinião, submeter algo à avaliação de alguém mais experiente, estamos solicitando à esta pessoa que seja, naquele momento, nosso mentor naquele assunto específico.

  

Nos dias de hoje, com a rotina profissional e empresarial cada vez mais dinâmica, poder contar com mentores para nos ajudar em assuntos que ainda não dominamos é um privilégio.

  

Será que estou liderando bem minha equipe? Será que estou negociando bem com meus fornecedores? Será que devo aumentar os preços em 10% ou 15%? Agora é um bom momento para lançar um produto?

  

Essas e tantas outras perguntas permeiam muitos empreendedores e profissionais nas áreas de gestão empresarial, nas funções de marketing, vendas, desenvolvimento de produtos, produção, etc.

  

Em alguns casos, um simples café no meio do dia é suficiente para que obtenhamos aconselhamento suficiente para nos deixar confiantes em que direção e sentido tomar.

  

Em outras, é necessário que várias conversas sejam feitas, muitas vezes frequentes, até que possamos nos sentir mais seguros em relação a um determinado assunto e, assim, desempenharmos melhor nossa função.

  

Seja em um café de quinze minutos ou em sessões semanais, uma mentoria é sempre caracterizada por uma pessoa menos experiente em determinado assunto sendo aconselhada por outra, mais experiente, explicita e tacitamente, naquele tema.

  

Na mentoria, o(a) mentor(a) ouve a situação, analisa fatos, informações e contextos e recomenda, baseado em sua experiência e conhecimento, alternativas para que a(o) mentorada(o) possa executá-las.

  

Este(a), por sua vez, em se sentindo confiante nas recomendações, decide por implementar as recomendações feitas, na sua totalidade ou parcialmente.

  

As recomendações, sugestões, opiniões fornecidas num processo de mentoria sempre se baseiam em transferência de conhecimento e experiência. “Eu recomendo que você faça [tal coisa], pois eu já passei por uma situação parecida, agi de forma diferente e não obtive sucesso.”

  

Ou então, “eu fiz um cálculo utilizando um método diferente e cheguei a um resultado mais conclusivo. Recomendo que considere esse resultado, baseado no método que usei.”

  

A técnica utilizada na mentoria pode variar bastante. Hoje existem ferramentas, metodologias e técnicas que auxiliam na realização dos processos de mentoria.

 

✔ Além de explicarmos o que é mentoria, é necessário também, deixarmos claro o que não é mentoria. Mentoria não é:

 
  • Consultoria: apesar das semelhanças, consultorias são aplicadas a escopos ou processos específicos, envolvem várias pessoas da empresa e demanda a elaboração de relatório ou parecer final do consultor.
 
  • Assessoria: pode ser entendida, de forma simplificada, como a realização ou auxílio direto à execução de alguma tarefa, como nos casos de atividades contábeis e jurídicas, por exemplo.
 
  • Coaching: a principal diferença entre esta atividade e mentorias é que, de forma geral, nos processos sérios de coaching, não há transferência de conhecimento ou experiência técnica do coach para o coachee. O coach utiliza técnicas para apoiar o coachee a despertar e desenvolver habilidades necessárias para o atingimento de suas metas, mas não deve dizer nem induzir como o coachee deve fazer algo.
 
  • Treinamento: as principais diferenças entre treinamento e mentoria estão na quantidade de pessoas que recebem o conteúdo e o grau de flexibilidade de mudança desse conteúdo. Um treinamento, mesmo que ministrado para apenas uma pessoa, deve ter uma ementa específica, seguir um determinado material ou número de horas pré-estabelecido. Mentorias são flexíveis e podem começar com uma temática e, se necessário, ser expandida ou alterada para outras temáticas.
  
É claro que, na vida real, as coisas não são tão bem definidas assim. É comum um coach oferecer um conhecimento específico sobre um determinado tema para seu coachee, desde que o coach tenha reconhecido conhecimento explícito e tácito ou formação técnica sobre o tema.
  
Nossas mentorias utilizam, entre outras coisas, técnicas poderosas de coaching também, com resultados bastante satisfatórios. Por isso, chamamos nossos serviços de mentoria carinhosamente de “mentocoaching“, pois, além de transferirmos conhecimento e experiência, incentivamos os clientes a buscarem dentro de seu próprio inventário de experiências, os conhecimentos necessários para determinada questão.
  
Os resultados são o desenvolvimento de competências importantes para o desempenho de empreendedores e profissionais atuantes no mercado, além, claro, do aumento de conhecimento técnico nos assuntos e temáticas discutidas.
  

A seguir, veja alguns exemplos de áreas onde nossas mentorias especializadas tem contribuindo com muitos empresários e profissionais.

  

✔ Mentorias técnicas especializadas de marketing e vendas

 

Seja para quem está mudando de função ou responsabilidade dentro de uma empresa ou para quem deseja ter conhecimentos específicos, as mentorias técnicas especializadas de marketing e vendas são uma ótima opção para obter conhecimentos e trocar experiências com quem já viveu por muitos anos em marketing e vendas, em diversos cargos e empresas.

 

As mentorias também são especialmente indicadas para empresários que desejam gerenciar de forma mais assertiva suas equipes de marketing e vendas.

 

Agências de propaganda e comunicação também se beneficiam das nossas mentorias, principalmente para os seus quadros de Atendimento e Gestão de Projetos. Por muitos anos, fomos clientes de agências e, compartilhar nossa visão de qualidade de serviços pode ser uma boa para a equipe de uma agência.

 

✔ Mentoria de startups e empreendedores

 

Somos apaixonados por empreendedorismo! Oferecer nossa experiência, formação e conhecimentos para auxiliar empresas e empreendedores a decolar nos seus sonhos é algo que nos motiva muito.

 

Independente do estágio em que sua empresa se encontra, se ainda é um sonho ou se você já está enfrentando o mercado, nossa mentoria pode lhe ajudar a evitar riscos desnecessários, orientar na contratação de serviços de marketing e vendas e a preparar estratégias de gestão para que sua empresa tenha Crescimento Sustentado!

 

✔ Desenvolvimento de lideranças comerciais e de marketing

 

Quanto maior o engajamento, motivação e comprometimento das equipes de marketing e vendas da empresa, maior será a capacidade desta para se relacionar com o mercado e com seus clientes.

  

E, quanto melhor for esse relacionamento, maior o potencial de atração de novos clientes e maior a permanência dos clientes atuais. Ou seja, equipes de marketing e vendas bem lideradas são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

  

Liderar equipes tem a ver com desenvolvimento e competências e habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais. Equipes bem motivadas, com atitudes e comportamentos positivos e que dominem conhecimentos técnicos são tão importantes quanto produtos e serviços de qualidade e fluxo de caixa positivos para a perenidade das empresas.

  

Nossas mentorias com foco em liderança de equipes de MARKETING, tanto com foco em comunicação institucional ou de produtos, e VENDAS, tanto internas quanto externas, auxiliam os líderes e gestores a desenvolver suas equipes, alavancando conhecimentos técnicos, comportamentos e competências pessoais necessárias para o máximo desempenho e crescimento dos colaboradores.

Quero receber mais informações





    Gerência de Marketing

    Resultado da parceria de profissionais com vasta experiência no mercado, a Gerência de Marketing alia conhecimento teórico e prático nas mais diversas atividades e processos de gestão estratégica empresarial.

    Contato:
    contato@gerenciademarketing.com.br
    Rua Oriente, 55 • Chácara da Barra
    Campinas • SP
    (19) 9 9376-0808
    (19) 3233-8402
    ×