O plano de ação, também chamado de plano de atividades ou plano de trabalho, é parte essencial do Planejamento Estratégico. Saber formular um plano de ação simples, lógico e intuitivo é fundamental para o Crescimento Empresarial Sustentado.
Além de vários benefícios, que serão listados logo abaixo, o plano de ação auxilia prever eventuais riscos e seus respectivos planos de contingência. Dessa maneira, evita-se imprevistos que atrasem o cronograma das atividades.
Existem diversas metodologias e frameworks que podem ser usados para o desenvolvimento do plano de trabalho. Os modelos mais conhecidos são o 5W2H (What, Why, Where, When, Who, How, How Much) e o PDCA (Plan, Do, Check and Act).
O 5W2H propõe sete diretrizes e é como um checklist das atividades, prazos e responsabilidades. Ou seja, é uma lista de ações planejadas, que serão realizadas pelos responsáveis indicados, em um determinado prazo, para atingir a uma meta estabelecida.
Seu objetivo é minimizar dúvidas sobre a execução das atividades, definindo o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.
O PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) tem como foco principal manter um circuito contínuo de controle e melhoria dos processos. Em resumo: planeja as tarefas, estabelece as etapas de execução, identifica discrepâncias entre planejado x executado, e corrige eventuais erros.
Uma ferramenta que despontou no mercado com o intuito de impulsionar os resultados foi o OKR (Objectives and Key Results). É um framework de definição de metas criado pela Intel e adotado por diversas empresas de tecnologia, como por exemplo: Google, LinkedIn, Twitter, entre outras.
Vantagens de um plano de ação detalhado:
– Organização das rotinas no dia a dia das equipes;
– Controle do fluxo de tarefas e prazos de entrega;
– Clareza e compreensão das ações a serem realizadas;
– Economia de tempo e aumento de produtividade.